QUADRILHA MASSACARÁ!!!!!!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Como eliminar o seu EGO...

Uma prova e como eliminar o seu EGO... Depois ou antes do vídeo leia a mensagem que está logo abaixo...


Esta mensagem foi enviada pelo quadrilheiro Dionísio da Massacará e queremos compartilhar ela com todos vocês... Agora... tente não chorar:

A Mãe deu um pulo assim que viu o cirurgião a sair da sala de operações.

Perguntou:
- Como é que está o meu filho? Ele vai ficar bom?
- Quando é que eu posso vê-lo?

O cirurgião respondeu:
- Sinto muito. Fizemos tudo mas o seu filho não resistiu.

Sally perguntou:
- Porque razão é que as crianças pequenas tem câncer? Será que Deus não se preocupa?
- Aonde estavas Tu, Deus, quando o meu filho necessitava?...

O cirurgião perguntou:
- Quer algum tempo com o seu filho? Uma das enfermeiras irá trazê-lo dentro de alguns minutos e depois será transportado para a Universidade.

Sally pediu à enfermeira para ficar com ela enquanto se despedia do seu filho. Passou os dedos pelo cabelo ruivo do seu filho.

- Quer um cachinho dele? Perguntou a enfermeira.
Sally abanou a cabeça afirmativamente.

A enfermeira cortou o cabelo e colocou-o num saco de plástico, entregando-o a Sally.

- Foi idéia do Jimmy doar o seu corpo à Universidade porque assim talvez pudesse ajudar outra pessoa, disse Sally. No início eu disse que não, mas o Jimmy respondeu:
- Mãe, eu não vou necessitar do meu corpo depois de morrer. Talvez possa ajudar outro menino a ficar mais um dia com a sua mãe.

Ela continuou:
- O meu Jimmy tinha um coração de ouro. Estava sempre pensando nos outros. Sempre disposto a ajudar, se pudesse.

Depois de ter passado a maior parte dos últimos seis meses, Sally saiu do "Hospital Children's Mercy" pela última vez.
Colocou o saco com as coisas do seu filho no banco do carro ao lado dela.
A viagem para casa foi muito difícil.
Foi ainda mais difícil entrar na casa vazia.

Levou o saco com as coisas de Jimmy, incluindo o cabelo, para o quarto do seu filho.
Começou a colocar os carros e as outras coisas no quarto exatamente nos locais onde ele sempre os teve.
Deitou-se na cama dele, agarrou a almofada e chorou até que adormeceu.

Era quase meia-noite quando acordou e ao lado dela estava uma carta.

A carta dizia:
-Querida Mãe,
Sei que vai ter muitas saudades minhas; mas não pense que vou esquecer de você, ou que vou deixar de te amar só porque não estou por perto para dizer:"TE AMO".
Eu vou sempre te amar cada vez mais, Mãe, a cada dia que passe.
Um dia vamos estar juntos de novo. Mas até chegar esse dia, se quiser adotar um menino para não ficar tão sozinha, por mim está bem.
Ele pode ficar com o meu quarto e as minhas coisas para brincar. Mas se preferir uma menina, ela talvez não vá gostar das mesmas coisas que nós, garotos, gostamos.
Vai ter que comprar bonecas e outras coisas que as meninas gostam, vc sabe.
Não fique triste pensando em mim. Este lugar é mesmo fantástico!
Os avós vieram me receber assim que eu cheguei para me mostrar tudo, mas vai demorar muito tempo para eu poder ver tudo.
Os Anjos são mesmo lindos! Adoro vê-los a voar!
E sabe de uma coisa?... Jesus não parece nada como se vê nas fotos, embora quando O vi, O tenha conhecido logo.
Ele levou-me a visitar Deus!
E sabe de uma coisa?...
Sentei-me no colo d'Ele e falei com Ele, como se eu fosse uma pessoa importante. Foi quando lhe disse que queria escrever esta carta, para te dizer adeus e tudo mais.
Mas eu já sabia que não era permitido.
Mas sabe de uma coisa Mãe?...
Deus entregou-me papel e a sua caneta pessoal para eu poder te escrever esta carta.
Acho que Gabriel é o anjo que te vai entregar a carta.
Deus disse para eu responder a uma das perguntas que vc Lhe fez,
"Aonde estava Ele quando eu mais precisava?"...
Deus disse que estava no mesmo lugar, tal e qual, quando o filho dele,
Jesus, foi crucificado. Ele estava presente, tal e qual como está com todos os filhos dele.
Mãe, só vc é que consegue ver o que eu escrevi, mais ninguém.
As outras pessoas veem este papel em branco.
É mesmo maravilhoso não é!?...
Eu tenho que dar a caneta de volta a Deus para ele poder continuar a escrever no seu Livro da Vida.
Esta noite vou jantar na mesma mesa com Jesus.
Tenho a certeza que a comida vai ser boa.
Estava quase esquecendo: já não tenho dores, o câncer já foi embora.
Ainda bem, porque já não podia mais e Deus também não podia ver-me assim.
Foi quando ele enviou o Anjo da Misericórdia para me vir buscar.
O anjo disse que eu era uma encomenda especial! O que acha disto?...

Assinado com Amor de Deus, Jesus e de Mim.


Linda Mensagem, espero que você também goste.


quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Feira de Sergipe deixa saudades

Expositores e público elogiam o evento, que teve mais de 80% de aprovação.

Grupo Folclórico Batalhão de Bacamarteiros de Carmópolis - "Nossa terra, nossa gente!"


Mais uma edição da Feira de Sergipe chegou ao fim, foram doze dias de evento (19 a 30 de janeiro) nas praças da Orla de Atalaia, em Aracaju. E como sempre, o Sebrae fez uma pesquisa com visitantes e expositores para medir o grau de satisfação. A pesquisa envolveu a participação de aproximadamente 280 expositores e 480 visitantes.

Quando convocados para dar uma nota de 0 a 10 em relação à Feira, a média de respostas dos expositores chegou ao número 8,4 com mais de 80% de aprovação. Na opinião dos empreendedores o apoio do Sebrae foi importante, a segurança foi boa assim como a divulgação do evento, além do local da realização, na Atalaia, onde se concentra o maior número de hotéis e turistas de Aracaju.

Entre os visitantes, 97% elogiou o evento, principalmente pela qualidade e variedade dos produtos expostos. Quando indagados sobre como ficaram sabendo da feira, 48% afirmou que foi pela televisão. Entre os entrevistados, 40% eram turistas das cinco regiões do Brasil, com destaque para a Bahia, São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Acre.

Segundo Lauro Vasconcelos, superintendente do Sebrae, 97% dos visitantes elogiaram a variedade e a qualidade dos produtos expostos, 68% dos entrevistados realizaram compras na feira principalmente de produtos artesanais. Para os turistas, as manifestações folclóricas e musicais são bonitas e interessantes, agradando bastante o público. As expectativas foram superadas, a organização acredita que mais de 100 mil pessoas visitaram a feira durante os 12 dias.

Expositores

Presente pela primeira vez na Feira de Sergipe, o artesão, colecionador e amante da cultura africana Guga Viana ficou entusiasmado com o evento. “Já visitei várias edições da Feira de Sergipe e ficava com vontade de participar. Esse ano não podia ficar de fora do evento”. Para Guga a Feira funciona como uma vitrine do artesanato, folclore, enfim, da cultura sergipana. “Estou satisfeito, pois tive contado com sergipanos e, principalmente, turistas. Várias parcerias foram firmadas, além de divulgar a arte”, diz Viana.
Já a artesã Vera Avila, que transforma a cabaça em peças decorativas, participou do evento pelo sexto ano consecutivo. “É o local ideal para expor nosso trabalho, firmar parcerias, realizar negócios. Por isso estou aqui mais uma vez”.

Visitantes
A aposentada Maria de Lourdes Gonçalves ficou surpresa com um grupo folclórico. “Tinha visitado a Feira em outros anos e sempre gostei das manifestações artísticas que se apresentam. Esse ano fiquei encantada com a beleza da roda de samba das vovós. Nunca tinha visto isso”. O grupo a que a senhora se referia foi criado há mais de 40 anos no conjunto Castelo Branco, em Aracaju.
A turista brasiliense Laura Batista foi outra que gostou da diversidade das atrações. “Não sabia que Sergipe possuía uma riqueza cultural tão grande. Vejo aqui crianças, jovens e senhoras alegres, cantando e dançando, todos muito empolgados. Com certeza ano que vem estarei aqui de novo”.
Já a sergipana Fabiana Andrade de Oliveira aproveitou o último domingo de janeiro para visitar a Feira com os amigos, ela enalteceu o artesanato. “A prioridade que o Sebrae dá ao artesanato é uma grande chance de divulgar nosso material para fora do Estado”, observa.
Realização:
A Feira de Sergipe é mais uma ação do Sebrae em prol dos pequenos negócios, sempre estimulando a cultura empreendedora. Apoio Prefeitura de Aracaju e Governo do Estado.

FEIRA DE SERGIPE - Destaque para palavra de quem entende:
Fotos: Dennilton, Arlene e Júnior da Quadrilha Junina Massacará, Marcos (Gordo) e Sirlei Chaves (Secretária Geral da FESTINFOLC e Secretária da IOV de Criciúma-RS).

"Senti-me privilegiada e orgulhosa de ter participado de um evento tão grandioso na linda cidade de Aracaju.
Estendo aqui também meus cumprimentos a esse casal maravilhoso (referindo-se a Dennilton e Arlene da Quadrilha Massacará), fazendo isso quero abraçar e agradecer um por um das pessoas com que convivi nesses dias maravilhosos que ai estive. A hospitalidade, o carinho, a atenção com que todos me receberam. Conhecer uma nova cultura, um novo estado, um novo povo encheu meu coração de alegria.

O que vi nesse evento foi beleza, alegria, união, integração, sentimentos e ensinamentos que só o folclore trás. Participar e conhecer a riqueza da diversidade cultural brasileira nos faz cada vez mais ter orgulho de ser brasileiro.

Homens, mulheres, jovens e crianças, percebi que nessa terra a alegria não tem idade e saí dessa cidade como se deixasse para trás grandes e velhos amigos.

Aos poucos agora a alegria do meu coração já da lugar a saudade.

Só existe uma palavra para definir o que vivi ao lado de todos vocês: Obrigado! Estendam meu carinho e meu abraço a todos os apaixonados pelo folclore e deixando todos cientes que meu coração realmente já é Nordestino".


Sua nova amiga

Sirlei Chaves
Secretária Geral FESTINFOLC
Subsecretária IOV Criciúma - RS

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

CARNAVAL - Uma mistura de ritmos e tradições...

Carnaval e História do Carnaval



O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.
História do Carnaval
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.

No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.

No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.

A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.

O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu.
Os desfiles de bonecos gigantes, em Recife, são uma das principais atrações desta cidade durante o carnaval.
Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi.

Rei Momo

Origem da tradição

O rei Momo é inspirado na mitologia grega, em que Momos era um personagem mitológico que personificava a ironia e o sarcasmo. No Brasil, este personagem mitológico foi adaptado para as festas carnavalescas, tornando-se um dos principais símbolos do carnaval.

Como é o rei Momo atual

O rei Momo deve ser uma pessoa que goste muito de carnaval e de preferência gordo. Deve ser animado, pois é ele quem vai animar e comandar as festas de carnaval. O rei Momo deve ser também simpático, brincalhão, divertido e bem humorado.

Em algumas cidades como, por exemplo, o Rio de Janeiro existe uma tradição em que o prefeito entrega a chave da cidade para o rei Momo. Desta forma, simbolicamente, o rei Momo governa a cidade nos quatro dias de folia.
Como é escolhido

Atualmente, cada cidade, em que há carnaval organizado, escolhe um rei Momo através de eleições (votam pessoas ligadas à organização do carnaval).

Curiosidades

A figura do rei Momo apareceu no Brasil nos carnavais do começo da década de 1930.


Carnaval de Salvador

O carnaval de Salvador é um dos mais tradicionais e animados do país. Uma multidão de foliões saem as ruas nos seis dias de festa, marcada por muita alegria. O carnaval ocorre nas ruas da cidade, ocupando uma área urbana de cerca de 25 quilômetros. É também uma grande manifestação popular e cultural, pois reúne uma grande diversidade de estilos, manifestações artísticas e ritmos musicais.

O carnaval de Salvador é organizado em três circuitos: Osmar (Avenida), Batatinha (região do centro histórico) e Dodô (Barra-Ondina). Há também o desfile dos blocos afros e afoxés. A animação conta também com a participação de blocos de trio, de samba, alternativos, de índios e infantis. A axé music também se faz presente e garante a animação em todos os dias da festa.

Afoxé

O afoxé é um folguedo típico do estado da Bahia. Dança-cortejo ligada ao candomblé, acontece geralmente na época do carnaval. Resgata os principais aspectos rítmicos, linguísticos e religiosos da cultura africana.

Blocos Afro

Grupo carnavalesco que resgata nas vestimentas, instrumentos musicais e sonoridade os principais aspectos da herança cultural africana. O Ilê Aiyê é um dos blocos afros mais populares de Salvador.

Trio Elétrico

Estrutura musical (sonorização, palco) montada em cima de grandes caminhões. Criação típica do carnaval baiano, anima a festa popular com a participação de músicos de axé. Os trios percorrem as ruas de Salvador arrastando com muita animação milhões de foliões. O trio elétrico mais popular do carnaval de Salvador é o Chiclete com Banana e o Armandinho, Dodô e Osmar (criadores do trio elétrico).

Axé music

Este gênero musical surgiu da união entre o afoxé, maracatu, forró e frevo. É um ritmo tipicamente baiano muito presente na época do Carnaval. O axé espalhou-se pelo Brasil com o sucesso musical de cantoras como Daniela Mercury, Ivete Sangalo e Cláudia Leitte.

História das Escolas de Samba

Origem e história das escolas de samba do Brasil

A Deixa Falar foi a primeira escola e samba do Brasil. Ela foi fundada em 18 de agosto de 1928, na cidade do Rio de Janeiro, por Nilton Basto, Ismael Silva, Silvio Fernandes, Oswaldo Vasques, Edgar, Julinho, Aurélio, entre outros. As cores oficiais desta escola de samba eram o vermelho e branco e sua estréia no carnaval carioca ocorreu no ano seguinte a sua fundação.

O termo “escola de samba” foi usado, pois na rua Estácio, onde aconteciam os ensaios, havia uma Escola Normal. A escola de samba Deixa Falar funcionava ao lado desta Escola Normal.

A Deixa Falar fez muito sucesso entre os moradores da região. Ela acabou por estimular a criação, nos anos seguintes, de outras agremiações de samba. Surgiram assim, posteriormente, as seguintes escolas de samba: Cada Ano Sai Melhor, Estação Primeira (Mangueira), Vai como Pode (Portela), Vizinha Faladeira e Para o Ano sai Melhor.

Nestas primeiras décadas, as escolas de samba não possuíam toda estrutura e organização como nos dias de hoje. Eram organizadas de forma simples, com poucos integrantes e pequenos carros alegóricos. A competição entre elas não era o mais importante, mas sim a alegria e a diversão.

Portanto... CARNAVAL TAMBÉM É CULTURA!!!!!!

BOA DIVERSÃO A TODOS OS QUADRILHEIROS DE PLANTÃO!!!!!

De 05 a 08 de março - Carnaval em todo canto do País!!!!!