Conhecida também como dança caipira, a quadrilha é dançada em todo o país. Tem suas raízes em um bailado palaciano praticado nas cortes européias desde o início do século XIX. Chamado na Inglaterra de country dance, chegou até a França e Portugal e, dali, ao Brasil. Apesar de ter modificado-se bastante no decorrer do tempo, sua essência permanece.
A quadrilha é dançada por um número par de casais que varia muito. O tamanho do local da dança é que costuma determinar a quantidade de participantes. A quadrilha tradicional, porém, exige o mínimo de 16 pares. O primeiro par de cada grupo representa o guia, através do qual os demais se orientam. A pessoa que comanda a quadrilha é o marcador. Ele fica dizendo os passos da dança a serem executados pelos participantes e costuma usar palavras portuguesas e afrancesadas. Os passos são batizados com nomes que remetem às origens européias e cada marcador tem uma maneira própria de dizer o mesmo comando. Ex: Damas, saudação!; Cumprimento de damas! ou Travessê de damas!
A música vem de sanfona e de instrumentos de percussão, como a zabumba e o triângulo. As versões mais modernas da festa utilizam música gravada ou até mesmo instrumentos eletrônicos.
Isso é cultura, minha gente!!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO. Sua participação aqui no nosso BLOG foi de supra importância...