QUADRILHA MASSACARÁ!!!!!!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

PORQUE A CIDADE DE CARMÓPOLIS ESTÁ FASE DE CONSTRUÇÃO???


Pra ficar assim:




Vai ficar linda nossa cidade - AGUARDEM!!!!!

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE CARMÓPOLIS... VAI BOMBAR!!! AGORA SÃO 3 DIAS!!!!!!!

PARTICIPE DA PROMOÇÃO:


Grande Promoção "Quero estar com meu ídolo"


Mais uma vez a Gestão “Carmópolis de Todos” em parceria com a Assessoria de Comunicação (Ascom), realizará seu sonho. Com uma vasta programação a Festa de Emancipação Política conta com artistas renomados, a exemplo de Netinho, Maria Cecília e Rodolfo, Amado Batista, Diogo e Danilo. Forró do Muído, Harmonia do Samba e Marreta You Planeta. Como forma de prestigiar os fãs calorosos, seu artista preferido vai poder acompanhá-lo num jantar e durante sua trajetória no camarim e show.


A promoção vai reunir mais de 10000 fãs em torno da grande expectativa da festa de aniversário da cidade. O fã escreve para a Assessoria de Comunicação, com carta endereçada para Avenida Otávio Acyole Sobral, 154, Centro. Escreva no envelope: “Quero estar com meu ídolo”. Coloque seu nome, endereço, telefone e o nome do artista. A partir daí é só aguardar. Os fãs podem escrever quantas cartas quiserem.


O sorteio será dia 14 de outubro às 13:00 com cobertura da Ouro Negro FM.


Carmópolis faz aniversário e quem ganha o presente é você. Participe!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Resultado do 4º Encontro Estudantil de Matemática da cidade de Carmópolis

No último sábado foi realizado no Povoado de Aguada o 4º Encontro Estudantil de
Matemática da cidade de Carmópolis. O Encontro foi um sucesso com presenças de alunos de toda rede de ensino municipal, estadual e particular. Com o tema: "Sem Matemática ninguém tem Saúde" marcaram ponto no evento: a Prof. de Geografia Maria José, a estudante de enfermagem a sra. Tatiane Góes, a herbária da Farmácia Viva D. Letícia, o médico sr. Fabrício, representante da Secretaria de Saúde a srta. Jocasta Oliveira e o sr. Júnior gerente da Gold Special.

O Dia foi marcado com muita alegria, diversão e aprendizagem tivemos apresentações das turmas com: Um dia de ginástica na sala de aula, combate contra a dengue, serviços de vigilância sanitária, esporte na escola, apresentação de cardápio com pratos de alimentação e bebidas naturais, Grupos de danças e apresentações sobre Hipertensão, DST, Saúde Mental e Saúde Bucal. Essas foram as tarefas cumpridas por todas as equipes participantes.

Mas o ponto alto do Encontro foi a disputa nas tarefas de provas de conhecimentos matemáticos, "as tarefas que fizeram a diferença" foram: Provas com respostas alternativas sobre conhecimentos Matemático e Saúde, prova do peso e a formação de TANGRAM.

Abaixo o resultado geral do 4º Encontro Estudantil de Matemática da Cidade de Carmópolis.
Dê um clique na tabela acima para ampliar

Queremos agradecer a participação de Ângela do SESP, D. Maria Amália, Sr. Vavá e D. Valeida filha de D. Lourdes de Aguada. Agradecemos também a presença de Luciana Andrade que deu total apoio nesse encontro.

Um abraço e até o 5º Encontro no próximo ano...


quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Quadrilheiros do Brasil faz homenagem as Quadrilhas de Sergipe...


As Quadrilhas de Sergipe, pois não importa o nome da sua ou do Meu Xodó, e se é Retirantes do Sertão ou Cangaceiros da Boa ou até mesmo Abusados, venha de onde vier, pois só nós sabemos a sensação de ser dessa Terra, de ser Pioneiros da Roça , onde a Assum Preto pode cantar e voar livre, e lindas Noites Sertanejas, trazem a alegria pra um Coração Nordestino, que roga aos céus sem deixar Apagar a Fogueira de São João.


Pois esperamos o ano todo pro São João chegar, e não importa se seu nome é Batista, Pedro ou João, ou se todos lhe conhecem como o Pé Duro, você esta aqui apenas pra mostrar a emoção de fazer acontecer na Rua de São João, que Pega Fogo e se apaga a cada ano que se passa...


Nunca esquecendo das nossas origens, origens essas que nos faz alegre em ouvir o canto dos pássaros Unidos em Asa Branca gritar que Tobias Barreto está mais Ciganinha do que nunca, e o Arrasta Pé do Rala Rala no Arraiá do Balança Mas não Cai ao som de Matruz Com Leite e Calcinha Preta!


Por isso, chame as Crianças, os Adultos, sem esquecer a Terceira Idade da Século XX, por que o balão solta Beijo e já esta Pingando Fogo, e a Cumade Maria com Fogo na Saia já está vindo pra Maracangaia de Chapéu de Couro pra dançar e Bailar Conosco a noite inteira, com seu vestido rodado de Retalhos Nordestinos para a noite nunca terminar, e se o amor estiver no Ar, chamamos a Massacará.


Se você é quadrilheiro de Sergipe ou de qualquer lugar ou tem um Xodó na Vila e sente o verdadeiro Amor Junino, em qualquer Estação, trago lhe Rosa Dourada que vive o São João nesta Terra do Sol, lembrando sempre da Asa Branca de Luiz Gonzaga com a sua Sanfona Branca, agradecendo a São João de Deus por todos os Filhos da Terra, ressalto que lá no Pé de Serra tem uma Flor da Serra onde existe uma Luz no Candeeiro que ilumina a Minha Deusa onde todos juntos gritão Forrobodó que festança boa!!!!


Michael Helry




Linda homenagem... A Família Massacará agradece de coração a equipe que forma o site: "QUADRILHEIROS DO BRASIL" pelo imenso carinho que existe pelas quadrilhas juninas de Sergipe!!!!


Valeu!!!!!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O 4º Encontro Estudantil de Matemática

O 4º Encontro Estudantil de Matemática acontece em Carmópolis.

Com o tema “ Sem Matemática ninguém tem saúde”, o 4° Encontro Estudantil de Matemática da cidade de Carmópolis, tem o objetivo de mostrar um conceito de ensino na disciplina de Matemática sustentado em temas de interesse popular.”Sabemos que a matemática tem sido uma das disciplinas de mais difícil assimilação por parte dos alunos. Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas, afirma a professora Elizabeth Soares Souza organizadora do evento. O encontro acontecerá dia 25 de setembro, na Quadra Poliesportiva em Aguada. Este dia é comemorado o Dia Mundial do Coração.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Carmópolis completa 88 anos de Emancipação Política

A gestão “ Carmópolis de Todos”, realiza mais uma festa de aniversário da cidade. Este ano serão dois dias de muita alegria e cidadania. Dias 15 e 16 de outubro, a cidade contará com duas programações: a cívica e a social. Segundo o secretário de cultura e turismo Alexandre Magalhães, “ a festa será uma das mais bem elaboradas pela pasta, e os 88 anos representa o desenvolvimento e o desentrave a velhas instituições. Estamos numa nova era, em pleno desenvolvimento. Carmópolis se desenha na administração da prefeita Esmeralda e ela já faz parte da nossa história, conclui.

Conheça a nossa história

Rancho foi o nome primitivo de Carmópolis. Seu nascimento como povoado data do fim do período Colonial e início do Império resultando de um simples ponto de parada de feirantes; estes aí se reuniam para atravessar em grupo a antiga mata do Bonsucesso, onde havia mocambos de escravos fugidos dos engenhos da Cotinguiba, que com freqüência atacavam os viandantes.

A denominação posterior de Carmo, tem sua origem provável na influência dos Padres Carmelitas da Missão de Japaratuba, os quais, segundo D.Marcos de Souza - Memória da Capitania de Sergipe - 1808, visitaram "as correntes dos dois famosos Japaratuba, dos dois deliciosos Lagartixos e do puro Siriry. Todos estes rios deságuam no mar, quatro léguas abaixo da Missão de Nossa Senhora do Carmo".

Do magnífico subsídio de D.Marcos de Souza à História de Sergipe, em que localizava a "Missão de Nossa Senhora do Carmo" quatro léguas acima da atual povoação de Pirambu, na barra do Japaratuba, tira-se a conclusão de que nenhuma dúvida pode ser suscitada quanto à passagem dos Carmelitas por Carmópolis, quando a atual cidade não passava de incipiente povoação. Data dessa época a construção da Igreja de Santana do Massacará, situada a pequena distância de Carmópolis.

O Município, criou-o a Lei estadual n.° 795, de 23 de outubro de 1920, com território desmembrado do de Rosário; a criação do distrito deve-se à de n.° 819, de 7 de novembro de 1921. Instalado em 1.° de janeiro de 1923, figura o Município de Carmo, em 1933, com um só distrito.
Decreto-lei estadual n.° 377, de 31 de dezembro de 1943, modificou para Carmópolis o topônimo do Município e do distrito. Até a presente data permanece o Município de Carmópolis com o distrito único da sede. É Termo vinculado à Comarca de Japaratuba.


Confira a nossa programação social na Praça de Eventos


Dia 15 de outubro:
Amado Batista
Maria Cecília e Rodolfo
Netinho


Dia 16 de Outubro:
Na Praça de Eventos: Danilo e Diego
Forró do Muído
Harmonia do Samba



Dia 17 de Outubro: Às 16 horas- Arrastão com Marreta you Planeta.




AQUI QUEM GANHA O PRESENTE É VOCÊ!!!

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Semana da Independência do Brasil!!!!!!!

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.

Dia do Fico

Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta idéia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de
Portugal e proclamou : "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."

O Processo de Independência

Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas
de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.

O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.

Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.

Pós Independência

Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-
colônia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra.

Embora tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou rupturas sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a
escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Carmópolis, um canteiro de obras


“São dez obras em andamento. Estamos fazendo o estádio de futebol do povoado Aguada, o mais bem estruturado de todo o Estado de Sergipe, uma praça está sendo construída onde ficava a antiga rodoviária, o espaço “Bem Viver”, o Monte Carmelo que vai trazer o turista de volta a Carmópolis, com certeza uma das minhas maiores obras, a reforma e construção do Hospital Municipal e de um Centro Cirúrgico, o Centro de Especialidades Médicas com uma base do Samu no Município, a nova rodoviária, o campo do Estádio Idalito Oliviera, a Escola Municipal da Palmeira, o campo de futebol society com quadra poliesportiva no Feijão Andú . Carmópolis se tornou um grande canteiro de obras”, afirma a gestora Esmeralda Cruz”. “ No início da gestão comecei pelo social e faço um trabalho nunca visto em Carmópolis. Aumentei o número de cestas básicas e melhorei consideravelmente a qualidade dos produtos, criamos o Bolsa Amiga no valor de 80 reais mensal para famílias carentes e já temos 800 beneficiados, O Carmópolis Alfabetizado acaba de formar 236 alfabetizandos que não são mais analfabetos e durante todo o período de aulas receberam 80 reais mensal como incentivo, são mais de 200 bolsas universitárias, criei o plano de saúde livre escolha e sem desconto de um centavo sequer em folha para todos os funcionários públicos, teremos a bolsa pós-graduação para a área de educação, criei o “Programa a “Prefeitura nos Bairros” aproximando a comunidade da gestão. Só tenho 1 ano e oito meses à frente da administração na avaliação popular venho cumprindo com o que prometi, conclui a prefeita.
Fonte: luciana dias andrade lu-jornalismo@hotmail.com
NOTICIAS/ASCOM/LUCIANA ANDRADE‏

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A violência contra a mulher é combatida em Carmópolis

Um dos maiores problemas que a família enfrenta no seu cotidiano é a violência contra a mulher. Um fato que acontece em diversas classes sociais e independe de raça e condição social. Além de agressões físicas a violência pode ser moral e psicológica. Acontece na comunidade, no local de trabalho e no próprio seio familiar, que em números é mais constante.

A gestão “Carmópolis de Todos”, criou a Coordenadoria de Políticas Públicas para as mulheres, que vem criando condições para que a mulher sinta-se amparada legalmente nos seus direitos. A coordenadoria é uma extensão da estadual e no município tem sede própria com profissionais qualificados para combater este mal que causa adoecimento e sofrimento entre as mulheres. “ O silêncio é pior forma de combater este mal. A vítima não pode ter medo, estamos com atendimento psicológico e jurídico no Centro Administrativo onde temos uma estrutura técnica para atendermos a quem necessite de ajuda, diz a coordenadora municipal Rosângela Mesquita. É um trabalho inovador e de grande valia. Temos uma gestora mulher, sensível a estas causas, conclui a coordenadora.

Nos atendimentos às mulheres do município de Carmópolis, existe um grande número de problemas que iniciam com a família. Pais que rejeitam seus filhos, filhos que agridem suas mães por conta do uso de drogas, mulheres que lutam por uma pensão alimentícia para o menor, mulheres que são agredidas pelos companheiros alcoolizados. O amparo é necessário e impede que outras pessoas sofram violência.

Procurar ajuda

Nos casos de violência sexual é de extrema importância chegar ao serviço de atendimento em até 72 horas, prevenindo assim as doenças sexualmente transmissíveis, hepatite B, uma gravidez indesejada e até se necessário um encaminhamento a uma casa-abrigo. “ Qualquer violência contra a mulher, seja física, psicológica ou sexual deve ser combatida vorazmente. O silêncio, a vergonha e o medo já acabaram com muitas vidas. E não mediremos esforços para aplicar a Lei Maria da Penha nos casos em que a lei nos dá autoridade”, afirma advogada Beth Maia, assessora jurídica da coordenadoria.

Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres do município:

3277 1506/3277 1263


Fonte: Luciana Andrade - Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Carmópolis.

CURIOSIDADES FOLCLORICAS...

VOCÊ SABIA?


- É comemorado com eventos e festas, no dia 22 de Agosto, aqui no Brasil, o Dia do Folclore.

- Em 2005, foi criado do Dia do Saci, que deve ser comemorado em 31 de outubro. Festas folclóricas ocorrem nesta data em homenagem a este personagem. A data, recém criada, concorre com a forte influência norte-americana em nossa cultura, representanda pela festa do
Halloween - Dia das Bruxas.

- Muitas festas populares, que ocorrem no mês de Agosto, possuem temas folclóricos como destaque e também fazem parte da
cultura popular.


Você costuma...
- Dar um susto em alguém para fazer o soluço passar?
- Desviar para não passar debaixo de uma escada?
- Ter medo do lobisomem em noite de Lua cheia?
- Comemorar o Carnaval?
- Comer milho verde na festa junina?


Então saiba que tudo isso é folclore!


- São muitas as lendas e mitos do folclore brasileiro, elas se repetem e adaptam entre as regiões, citamos algumas das mais conhecidas:


* Região Sul – Negrinho do Pastoreiro, Boitatá, Curupira;
* Região Centro-Oeste – Lobisomem, Saci-Pererê, Ramãozinho;
* Região Norte – Iara, Curupira, da Vitória-Régia;
* Região Sudeste – Lobisomem, Mula-sem-Cabeça, Iara;
* Região Nordeste – Barba-Ruiva, Alamoa, Bicho-Homem.


terça-feira, 10 de agosto de 2010

Série: FOLCLORE BRASILEIRO (Parte IV)

BRINCADEIRAS, TRAVA-LÍNGUAS E PARLENDAS DO NOSSO FOLCLORE...


Além dos contos, danças, festas e lendas, o folclore brasileiro é marcado pelas tradicionais brincadeiras. As brincadeiras folclóricas são aquelas que passam de geração para geração. Muitas delas existem há décadas ou até séculos. Costumam sofrer modificações de acordo com a região e a época, porém, a essência das brincadeiras continua a mesma da origem.
Grande parte das brincadeiras folclóricas envolve disputas individuais ou em grupos. Possibilitam também a integração e o desenvolvimento social e motor das crianças. A preservação destas brincadeiras é muito importante para a manutenção da cultura folclórica. Por isso, são muito praticadas, principalmente, durante o mês de agosto que é destinado ao folclore.

Amarelinha, Chicotinho queimado, Cabo de Guerra, Dança da cadeira, Passar o anel, Batata quente e outras, são brincadeiras folclóricas, jamais dispensadas ao mundo das crianças. Por que não proporcionar a elas estas atividades, se podem ajudá-las nas condutas morais, psíquicas e físicas.

AMARELINHA

Brincam quantas crianças quiserem e cada uma tem sua pedra. Quando não disputam na fórmula de escolha gritam: - Primeira! (será a primeira a começar) Segunda! Quem falar em segundo lugar será a segunda, assim
sucessivamente. Desenham-se no chão as quadras da amarelinha, começando com o céu, 123456789 e 10 e inferno.1) joga se a pedra na 1ª quadra, não podendo pular nela. Vai com um pé só nas casas de uma quadra e com os dois pés no chão, na quarta e quinta casa, sétima e oitava, no céu e inferno.2) Segunda etapa: Chutinho. Vai se chutando a pedra que foi jogada perto, antes da amarelinha, com um pé só - deve começar tudo desde a quadra 1. A pedra não pode bater na risca, se errar passa para outra criança até chegar sua vez novamente.3) Na terceira etapa, joga-se sem pedra. Com os olhos vendados diz - queimou? As outras respondem: - Não. Assim casa por casa até sua vez. Também na terceira casa é com um pé só. E os dois pés na 4ª e 5ª casas.4) Quarta etapa: tirar casa - de costas joga-se a pedra para traz, onde cair, essa Casa será excluída. Risca-se com giz a mesma, podendo pisar nela com os dois pés.

CABO DE GUERRA

Você conhece uma expressão que diz: " A união faz a força"? Com esta brincadeira você e seus amigos vão testar quem tem mais força e mais união.Para brincar de "cabo-de-guerra", vocês precisarão de uma corda.Primeiro, escolham um espaço e tracem uma linha no chão para dividi-lo ao meio. As crianças
devem ser separadas em dois times, sendo que cada time fica com um lado do espaço. Os participantes ficam em fila e todos seguram na corda. Posicionem a corda conforme o desenho ao lado.Alguém de fora dos grupos dá um sinal para começar a partida. Ele será também o juiz que fiscalizará o jogo de forças.Os participantes devem puxar a corda, até que uma das equipes ultrapasse a linha no chão.Serão vencedores aqueles que puxarem toda a equipe adversária para o seu espaço.

CABRA-CEGA

(Também conhecido por cobra-cega, pata-cega, galinha-cega)Todo mundo forma uma roda e fica de mãos dadas. Quem for escolhido para ser a cabra-
cega fica com os olhos vendados e vai para o meio da roda. A cabra tem de agarrar alguém da roda, que não pode ficar parada: quem estiver do lado para onde a cabra estiver indo foge, quem está do outro lado avança. Se a cabra-cega for esperta, consegue pegar alguém que está atrás dela. Se a corrente da roda quebrar, o jogador que estiver do lado esquerdo de quem soltou a mão fica sendo a cabra, e a brincadeira começa de novo.

BRINQUEDO DE ESCONDER

Uma criança encosta-se a um muro de olhos fechados; as demais vão dando-lhe uma palmada dizendo:

Maria Macundê. Bate no.... E vai-te escondê.Cada qual procura esconder-se da melhor maneira e do esconderijo grita:-"Já!". E a Maria Macundê sai a procura de suas companheiras. À primeira encontrada ela diz:-"Estica tica" e essa a substitui.

JOGO DO PIÃO

O que é o que é?
Para andar se bota a corda
Para andar se tira a corda
Porque com corda não anda
Sem corda não pode andar

O pião é o brinquedo mais antigo que se conhece. Plínio e Virgílio em suas obras já comentavam a popularidade do pião entre as crianças romanas, mas acredita-se que o pião já foi brinquedo praticado pelos homens pré-históricos.Tudo indica que os portugueses divulgaram esse jogo nos primeiros tempos da colonização brasileira. A existência do pião em Portugal, em tempos passados, é confirmada por Teófilo Braga, no Cancioneiro de Resende e nas Ordenações Afonsinas, que cita, entre alguns jogos de sociedade do século XV, o pião:É o jogo do piam Favor se lhe de voar. (apud Lima, 1966, p. 275)Para brincar com o pião é só enrolar uma corda da ponta ao corpo do pião, segurando uma ponta. Depois, é só atirar o pião em direção ao chão, desenrolando o barbante de um impulso só. O brinquedo cai no chão rodopiando e assim permanece durante um bom tempo. Você pode ampará-lo com a mão, para que ele passe a girar sobre a palma ou mesmo sobre o seu dedo.
Agora, vamos brincar???



Trava-línguas


Trata-se de uma modalidade de Parlenda. É uma arrumação de palavras sem acompanhamento de melodia, mas às vezes rimada, obedecendo a um ritmo que a própria metrificação lhe empresta. A finalidade é entreter a criança, ensinando-lhe algo. No interior, aí pela noitinha, naquela hora conhecida como “boca da noite”, as mulheres costumam brincar com seus filhos ensinando-lhes parlendas, brinquedos e trava-línguas. Uma das mais comuns é a elas ensinam aos filhos apontando-lhes os dedinhos da mão – Minguinho, seu vizinho, pai de todos, fura bolo e mata piolho. Cascudo (Literatura Oral no Brasil , 1984 ) incluiu o trava - língua nos contos acumulativos , seguindo a classificação de Antti Aarne / Stith Thompson , com o que não concorda Almeida ( Manual de coleta folclórica , 1965 ) , dizendo que os trava-línguas muitas vezes não são estórias , mas jogos de palavras difíceis de serem pronunciadas. São antes brincadeiras . Todos os trava-línguas são propostos por fórmulas tradicionais, como : ''fale bem depressa ''; ''repita três vezes '' ; ''diga correndo '', e similares. O importante no trava-língua é que ele deve ser repetido de cor , várias vezes seguidas e tão depressa quanto possível . Lido, e devagar, perde a graça e a finalidade


Parlendas
são conjuntos de palavras com arrumação rítmica em forma de verso, que podem rimar ou não. Geralmente envolvem alguma brincadeira, jogo, ou movimento corporal.


Alguns trava-línguas:

O peito do pé do pai do padre Pedro é preto.
A babá boba bebeu o leite do bebê .
O dedo do Dudu é duro.
A rua de paralelepípedo é toda paralelepipedada.
Quem a paca cara compra , cara a paca pagará.
O Papa papa o papo do pato .
Farofa feita com muita farinha fofa faz uma fofoca feia.
Norma nina o nenê da Neuza.
A chave do chefe Chaves está no chaveiro.
Sabia que a mãe do sabiá sabia que sabiá sabia assobiar?
Um limão , dois limões , meio limão.
É muito socó para um socó só coçar!
Nunca vi um doce tão doce como este doce de batata-doce!
padre pouca capa tem, pouca capa compra .
Chega de cheiro de cera suja !
É preto o prato do pato preto.
Bagre branco ; branco bagre.
Um tigre , dois tigres , três tigres.
Três tristes tigres trigo comiam .


Algumas parlendas: