QUADRILHA MASSACARÁ!!!!!!
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
Como eliminar o seu EGO...
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
Feira de Sergipe deixa saudades

Grupo Folclórico Batalhão de Bacamarteiros de Carmópolis - "Nossa terra, nossa gente!"
Mais uma edição da Feira de Sergipe chegou ao fim, foram doze dias de evento (19 a 30 de janeiro) nas praças da Orla de Atalaia, em Aracaju. E como sempre, o Sebrae fez uma pesquisa com visitantes e expositores para medir o grau de satisfação. A pesquisa envolveu a participação de aproximadamente 280 expositores e 480 visitantes.
Quando convocados para dar uma nota de 0 a 10 em relação à Feira, a média de respostas dos expositores chegou ao número 8,4 com mais de 80% de aprovação. Na opinião dos empreendedores o apoio do Sebrae foi importante, a segurança foi boa assim como a divulgação do evento, além do local da realização, na Atalaia, onde se concentra o maior número de hotéis e turistas de Aracaju.


O que vi nesse evento foi beleza, alegria, união, integração,
Homens, mulheres, jovens e crianças, percebi que nessa terra a alegria não tem idade e saí dessa cidade como se deixasse para trás grandes e velhos amigos.
Sua nova amiga
Sirlei Chaves
Secretária Geral FESTINFOLC
Subsecretária IOV Criciúma - RS
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
CARNAVAL - Uma mistura de ritmos e tradições...

O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.


No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.
A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi


Origem da tradição
Como é o rei Momo atual

Atualmente, cada cidade, em que há carnaval organizado, escolhe um rei Momo através de eleições (votam pessoas ligadas à organização do carnaval).
A figura do rei Momo apareceu no Brasil nos carnavais do começo da década de 1930.
Carnaval de Salvador

O carnaval de Salvador é organizado em três circuitos: Osmar (Avenida), Batatinha (região do centro histórico) e Dodô (Barra-Ondina). Há também o desfile dos blocos afros e afoxés. A animação conta também com a participação de blocos de trio, de samba, alternativos, de índios e infantis. A axé music também se faz presente e garante a animação em todos os dias da festa.
Afoxé
O afoxé é um folguedo típico do estado da Bahia. Dança-cortejo ligada ao candomblé, acontece geralmente na época do carnaval. Resgata os principais aspectos rítmicos, linguísticos e religiosos da cultura africana.
Grupo carnavalesco que resgata nas vestimentas, instrumentos musicais e sonoridade os principais aspectos da herança cultural africana. O Ilê Aiyê é um dos blocos afros mais

Trio Elétrico
Estrutura musical (sonorização, palco) montada em cima de grandes caminhões. Criação típica do carnaval baiano, anima a festa popular com a participação de músicos de axé. Os trios percorrem as ruas de Salvador arrastando com muita animação milhões de foliões. O trio elétrico mais popular do carnaval de

Axé music
Este gênero musical surgiu da união entre o afoxé, maracatu, forró e frevo. É um ritmo tipicamente baiano muito presente na época do Carnaval. O axé espalhou-se pelo Brasil com o sucesso musical de cantoras como Daniela Mercury, Ivete Sangalo e Cláudia Leitte.
História das Escolas de Samba
A Deixa Falar foi a primeira escola e samba do Brasil. Ela foi fundada em 18 de agosto de 1928, na cidade do Rio de Janeiro, por Nilton Basto, Ismael Silva, Silvio Fernandes, Oswaldo Vasques, Edgar, Julinho, Aurélio, entre outros. As cores oficiais desta escola de samba eram o vermelho e branco e sua estréia no carnaval carioca ocorreu no ano seguinte a sua fundação.
O termo “escola de samba” foi usado, pois na rua Estácio, onde aconteciam os ensaios, havia uma Escola Normal. A escola de samba Deixa Falar funcionava ao lado desta Escola Normal.
A Deixa Falar fez muito sucesso entre os moradores da região. Ela acabou por estimular a criação, nos anos seguintes, de outras agremiações de samba. Surgiram assim, posteriormente, as seguintes escolas de samba: Cada Ano Sai Melhor, Estação Primeira (Mangueira), Vai como Pode (Portela), Vizinha Faladeira e Para o Ano sai Melhor.
Nestas primeiras décadas, as escolas de samba não possuíam toda estrutura e organização como nos dias de hoje. Eram organizadas de forma simples, com poucos integrantes e pequenos carros alegóricos. A competição entre elas não era o mais importante, mas sim a alegria e a diversão.
Portanto... CARNAVAL TAMBÉM É CULTURA!!!!!!
BOA DIVERSÃO A TODOS OS QUADRILHEIROS DE PLANTÃO!!!!!
De 05 a 08 de março - Carnaval em todo canto do País!!!!!