QUADRILHA MASSACARÁ!!!!!!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Feira de Sergipe deixa saudades

Expositores e público elogiam o evento, que teve mais de 80% de aprovação.

Grupo Folclórico Batalhão de Bacamarteiros de Carmópolis - "Nossa terra, nossa gente!"


Mais uma edição da Feira de Sergipe chegou ao fim, foram doze dias de evento (19 a 30 de janeiro) nas praças da Orla de Atalaia, em Aracaju. E como sempre, o Sebrae fez uma pesquisa com visitantes e expositores para medir o grau de satisfação. A pesquisa envolveu a participação de aproximadamente 280 expositores e 480 visitantes.

Quando convocados para dar uma nota de 0 a 10 em relação à Feira, a média de respostas dos expositores chegou ao número 8,4 com mais de 80% de aprovação. Na opinião dos empreendedores o apoio do Sebrae foi importante, a segurança foi boa assim como a divulgação do evento, além do local da realização, na Atalaia, onde se concentra o maior número de hotéis e turistas de Aracaju.

Entre os visitantes, 97% elogiou o evento, principalmente pela qualidade e variedade dos produtos expostos. Quando indagados sobre como ficaram sabendo da feira, 48% afirmou que foi pela televisão. Entre os entrevistados, 40% eram turistas das cinco regiões do Brasil, com destaque para a Bahia, São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Acre.

Segundo Lauro Vasconcelos, superintendente do Sebrae, 97% dos visitantes elogiaram a variedade e a qualidade dos produtos expostos, 68% dos entrevistados realizaram compras na feira principalmente de produtos artesanais. Para os turistas, as manifestações folclóricas e musicais são bonitas e interessantes, agradando bastante o público. As expectativas foram superadas, a organização acredita que mais de 100 mil pessoas visitaram a feira durante os 12 dias.

Expositores

Presente pela primeira vez na Feira de Sergipe, o artesão, colecionador e amante da cultura africana Guga Viana ficou entusiasmado com o evento. “Já visitei várias edições da Feira de Sergipe e ficava com vontade de participar. Esse ano não podia ficar de fora do evento”. Para Guga a Feira funciona como uma vitrine do artesanato, folclore, enfim, da cultura sergipana. “Estou satisfeito, pois tive contado com sergipanos e, principalmente, turistas. Várias parcerias foram firmadas, além de divulgar a arte”, diz Viana.
Já a artesã Vera Avila, que transforma a cabaça em peças decorativas, participou do evento pelo sexto ano consecutivo. “É o local ideal para expor nosso trabalho, firmar parcerias, realizar negócios. Por isso estou aqui mais uma vez”.

Visitantes
A aposentada Maria de Lourdes Gonçalves ficou surpresa com um grupo folclórico. “Tinha visitado a Feira em outros anos e sempre gostei das manifestações artísticas que se apresentam. Esse ano fiquei encantada com a beleza da roda de samba das vovós. Nunca tinha visto isso”. O grupo a que a senhora se referia foi criado há mais de 40 anos no conjunto Castelo Branco, em Aracaju.
A turista brasiliense Laura Batista foi outra que gostou da diversidade das atrações. “Não sabia que Sergipe possuía uma riqueza cultural tão grande. Vejo aqui crianças, jovens e senhoras alegres, cantando e dançando, todos muito empolgados. Com certeza ano que vem estarei aqui de novo”.
Já a sergipana Fabiana Andrade de Oliveira aproveitou o último domingo de janeiro para visitar a Feira com os amigos, ela enalteceu o artesanato. “A prioridade que o Sebrae dá ao artesanato é uma grande chance de divulgar nosso material para fora do Estado”, observa.
Realização:
A Feira de Sergipe é mais uma ação do Sebrae em prol dos pequenos negócios, sempre estimulando a cultura empreendedora. Apoio Prefeitura de Aracaju e Governo do Estado.

FEIRA DE SERGIPE - Destaque para palavra de quem entende:
Fotos: Dennilton, Arlene e Júnior da Quadrilha Junina Massacará, Marcos (Gordo) e Sirlei Chaves (Secretária Geral da FESTINFOLC e Secretária da IOV de Criciúma-RS).

"Senti-me privilegiada e orgulhosa de ter participado de um evento tão grandioso na linda cidade de Aracaju.
Estendo aqui também meus cumprimentos a esse casal maravilhoso (referindo-se a Dennilton e Arlene da Quadrilha Massacará), fazendo isso quero abraçar e agradecer um por um das pessoas com que convivi nesses dias maravilhosos que ai estive. A hospitalidade, o carinho, a atenção com que todos me receberam. Conhecer uma nova cultura, um novo estado, um novo povo encheu meu coração de alegria.

O que vi nesse evento foi beleza, alegria, união, integração, sentimentos e ensinamentos que só o folclore trás. Participar e conhecer a riqueza da diversidade cultural brasileira nos faz cada vez mais ter orgulho de ser brasileiro.

Homens, mulheres, jovens e crianças, percebi que nessa terra a alegria não tem idade e saí dessa cidade como se deixasse para trás grandes e velhos amigos.

Aos poucos agora a alegria do meu coração já da lugar a saudade.

Só existe uma palavra para definir o que vivi ao lado de todos vocês: Obrigado! Estendam meu carinho e meu abraço a todos os apaixonados pelo folclore e deixando todos cientes que meu coração realmente já é Nordestino".


Sua nova amiga

Sirlei Chaves
Secretária Geral FESTINFOLC
Subsecretária IOV Criciúma - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO. Sua participação aqui no nosso BLOG foi de supra importância...