Expositores e público elogiam o evento, que teve mais de 80% de aprovação.
Grupo Folclórico Batalhão de Bacamarteiros de Carmópolis - "Nossa terra, nossa gente!"
Mais uma edição da Feira de Sergipe chegou ao fim, foram doze dias de evento (19 a 30 de janeiro) nas praças da Orla de Atalaia, em Aracaju. E como sempre, o Sebrae fez uma pesquisa com visitantes e expositores para medir o grau de satisfação. A pesquisa envolveu a participação de aproximadamente 280 expositores e 480 visitantes.
Quando convocados para dar uma nota de 0 a 10 em relação à Feira, a média de respostas dos expositores chegou ao número 8,4 com mais de 80% de aprovação. Na opinião dos empreendedores o apoio do Sebrae foi importante, a segurança foi boa assim como a divulgação do evento, além do local da realização, na Atalaia, onde se concentra o maior número de hotéis e turistas de Aracaju.
Entre os visitantes, 97% elogiou o evento, principalmente pela qualidade e variedade dos produtos expostos. Quando indagados sobre como ficaram sabendo
da feira, 48% afirmou que foi pela televisão. Entre os entrevistados, 40% eram turistas das cinco regiões do Brasil, com destaque para a Bahia, São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Acre.
Segundo Lauro Vasconcelos, superintendente do Sebrae, 97% dos visitantes elogiaram a variedade e a qualidade dos produtos expostos, 68% dos entrevistados realizaram compras na feira principalmente de produtos artesanais. Para os turistas, as manifestações folclóricas e musicais são bonitas e interessantes, agradando bastante o público. As expectativas foram superadas, a organização acredita que mais de 100 mil pessoas visitaram a feira durante os 12 dias.
Expositores
Presente pela primeira vez na Feira de Sergipe, o artesão, colecionador e amante da cultura africana Guga Viana ficou entusiasmado com o evento. “Já visitei várias edições da Feira de Sergipe e ficava com vontade de participar. Esse ano não podia ficar de fora do evento”. Para Guga a Feira funciona como uma vitrine do artesanato, folclore, enfim, da cultura sergipana. “Estou satisfeito, pois tive contado com sergipanos e, principalmente, turistas. Várias parcerias foram firmadas, além de divulgar a arte”, diz Viana.
Já a artesã Vera Avila, que transforma a cabaça em peças decorativas, participou do evento pelo sexto ano consecutivo. “É o local ideal para expor nosso trabalho, firmar parcerias, realizar negócios. Por isso estou aqui mais uma vez”.
Visitantes
A aposentada Maria de Lourdes Gonçalves ficou surpresa com um grupo folclórico. “Tinha
visitado a Feira em outros anos e sempre gostei das manifestações artísticas que se apresentam. Esse ano fiquei encantada com a beleza da roda de samba das vovós. Nunca tinha visto isso”. O grupo a que a senhora se referia foi criado há mais de 40 anos no conjunto Castelo Branco, em Aracaju. A turista brasiliense Laura Batista foi outra que gostou da diversidade das atrações. “Não sabia que Sergipe possuía uma riqueza cultural tão grande. Vejo aqui crianças, jovens e senhoras alegres, cantando e dançando, todos muito empolgados. Com certeza ano que vem estarei aqui de novo”.
Já a sergipana Fabiana Andrade de Oliveira aproveitou o último domingo de janeiro para visitar a Feira com os amigos, ela enalteceu o artesanato. “A prioridade que o Sebrae dá ao artesanato é uma grande chance de divulgar nosso material para fora do Estado”, observa.
Realização:
A Feira de Sergipe é mais uma ação do Sebrae em prol dos pequenos negócios, sempre estimulando a cultura empreendedora. Apoio Prefeitura de Aracaju e Governo do Estado.
FEIRA DE SERGIPE - Destaque para palavra de quem entende:
Fotos: Dennilton, Arlene e Júnior da Quadrilha Junina Massacará, Marcos (Gordo) e Sirlei Chaves (Secretária Geral da FESTINFOLC e Secretária da IOV de Criciúma-RS).
"Senti-me privilegiada e orgulhosa de ter participado de um evento tão grandioso na linda cidade de Aracaju.
Estendo aqui também meus cumprimentos a esse casal maravilhoso (referindo-se a Dennilton e Arlene da Quadrilha Massacará), fazendo isso quero abraçar e agradecer um por um das pessoas com que convivi nesses dias maravilhosos que ai estive. A hospitalidade, o carinho, a atenção com que todos me receberam. Conhecer uma nova cultura, um novo estado, um novo povo encheu meu coração de alegria.O que vi nesse evento foi beleza, alegria, união, integração,
sentimentos e ensinamentos que só o folclore trás. Participar e conhecer a riqueza da diversidade cultural brasileira nos faz cada vez mais ter orgulho de ser brasileiro.
Homens, mulheres, jovens e crianças, percebi que nessa terra a alegria não tem idade e saí dessa cidade como se deixasse para trás grandes e velhos amigos.
Aos poucos agora a alegria do meu coração já da lugar a saudade.
Só existe uma palavra para definir o que vivi ao lado de todos vocês: Obrigado! Estendam meu carinho e meu abraço a todos os apaixonados pelo folclore e deixando todos cientes que meu coração realmente já é Nordestino".
Sua nova amiga
Sirlei Chaves
Secretária Geral FESTINFOLC
Subsecretária IOV Criciúma - RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO. Sua participação aqui no nosso BLOG foi de supra importância...